Cursos

ÁUDIO OPERACIONAL e INTENSIVO DE ÁUDIO 
MÓDULO 1

Entendendo o Áudio: 
Fisiologia; Psicoacústica; Física aplicada do som (frequência, decibel); Equipamentos; Instrumentos (quais são e como são divididos).

Cabos, Conectores e Microfones:
Cabos e conectores; Conexões e soldas; Impedância elétrica; Microfones; Técnica de microfonação; Tipos de microfones; Diagramas polares; Resposta de frequência.

Processadores de dinâmica:
Compressores e seus parâmetros; Dicas para uma boa compressão; Side chain; Expansores; Gates.

Processadores Multi-efeitos
Processadores de efeitos; Reverber; Chorus; Flangers; Delay; Faser; Estudo e aplicação desses efeitos com prática em controles de parâmetros e simulações dos efeitos em diferentes fontes sonoras. 

Equalizadores: 
Tipos (gráfico, paramétrico, paragráfico); O que vem a ser "Oitava"; Identificação sonora de frequências e seus valores; Treinamento auditivo de timbres; Como determinar o valor da banda passante ("Q"); Equalização ativa e passiva  vantagens e desvantagens; Tipos de filtros HPF, LPF, BPF; Filtros mais usados (batherworth, bessel, outros); Diferença entre fundamental e harmônicos; Entendendo os harmônicos; Técnica de timbragem; Correção sonora de ambiente. 

Consoles Analógicos e Digitais: 
Operacional; Controles de Mandadas (Aux); Endereçamento; Conecções In/Out; Inserts; Equalização; Pré-Amplificadores; Panorâmico; Mixagem (Simulação) técnicas; Mute Agroup; Sample Rate; Bit Depth; Análise de Layout. 

Crossover: 
Divisores de frequência; Cortes; Tipos de filtros; Multiprocessadores de caixas (crossovers eletrônicos); Alinhamento eletrônico de sistemas; Alinhamento de sistemas; Sistemas multiamplificados e monoamplificados; Crossovers ativo/passivo (diferenças); Resposta de frequência dos AF e sua implicação nos cortes.

Sonofletores: 
Tipos e conexões.


Carga horária extensivo: 48hs; Freqüência: 1x por semana de 3hs; Duração: 4 meses; Certificado de conclusão para alunos que obterem média igual ou superior a 7,0
Carga horária intensivo: 20hs; Freqüência: 5x por semana de 4hs. Certificado de participação.


ÁUDIO OPERACIONAL
MÓDULO 2

Este curso oferece ao aluno, 48 horas/aula, para que esse possa colocar em prática o conteúdo estudado no curso Áudio Regular 1.
O aluno terá a oportunidade de vivenciar os dois seguimentos do universo do áudio:
P.A.; Estúdio; Entendendo as conexões; Alinhamento de sistemas; Funcionamento de softwares dedicados.
As turmas se limitam em 5 alunos para que o aproveitamento seja mais consistente.


Carga horária: 48hs; Freqüência: 1x por semana de 3hs; Duração: 4 meses; Certificado de conclusão para alunos que obterem média igual ou superior a 7,0


ÁUDIO OPERACIONAL
MÓDULO 3 - GRAVAÇÃO DA BANDA

Alinhamento de sistema; Conexões de sistema – inserts – endereçamentos; Técnicas de microfonação e Dinâmicos; Back line – monitoração; Processadores de efeito; Equalização, mesas mixadoras (consoles); Crossover; amplificadores (dimensionamento, sistema de sonofletores; Delay line; Mixagem e Masterização.

Carga horária: 72hs; Freqüência: 1x por semana de 3hs; Duração: 6 meses; Certificado de conclusão para alunos que obterem média igual ou superior a 7,0


PRODUÇÃO MUSICAL

Fundamentos: 
O papel do produtor musical; Etapas do processo de produção; Produtos da produção musical; Equipamentos e softwares Linguagem MIDI Registro e propriedade.

MIDI: 
O protocolo MIDI; Cabos; Portas; Conexões; Características elétricas do sinal; Sistema de numeração binário; Protocolo de transmissão; Nota musical e key velocity; Canais; Controles (visão geral); Controles de timbres; Polifonia e Multitimbralidade; GENERAL MIDI (GM1 e GM2); STANDARD MIDIFILE (SMF).

Sequenciador: 
Recursos de representação (MIDI); Recursos de edição (MIDI).

Produção Musical digital: 
Configuração dos bancos de timbres; Sequenciamento; Aplicação dos recursos de edição do sequenciamento; Gravação MIDI; Transformação MIDI em áudio e treinamento para quem precisa conhecer o trabalho profissional de produção musical em estúdio.



Carga horária: 32hs; Freqüência: 1x por semana de 2hs; Duração: 4 meses;Certificado de conclusão para alunos que obterem média igual ou superior a 7,0



ÁUDIO PARA CINEMA/TV

O curso visa um maior esclarecimento sobre a importância do SOM no cinema e em produções audiovisuais em geral, abordando aspectos históricos, técnicos e estéticos no universo cinematográfico. Pretende-se com este curso orientar e esclarecer dúvidas tão pertinentes sobre a utilização deste recurso dentro da obra cinematográfica, elucidando questões que se apresentam como essenciais para um bom resultado de toda produção de filmes. Em todo o processo de produção deve-se atentar aos cuidados com o som, pois quaisquer deslizes ou equívocos cometidos em alguma parte deste processo comprometem o resultado final da obra. As principais vantagens do curso são o esclarecimento e a discussão de aspectos técnicos e estéticos, fundamentais para o debate e produção de conhecimento nesta área ainda muito pouco explorada em nosso mercado, visando o desenvolvimento e a melhoria do que vem sendo produzido em nosso cinema. Com isso observamos a necessidade de se fazer um bom planejamento sonoro para as três.

Etapas do projeto: PRÉ-PRODUÇÃO, PRODUÇÃO e PÓS-PRODUÇÃO. 

Principais características técnicas do som:
Noções de Acústica; Considerações Específicas; Captação do Som.

A evolução do som cinematográfico:
História; O Nascimento do Surround; A Era Dolby .

Pré-Produção: 
Orçamento destinado ao som; Escolha da equipe; Preocupações na escolha de locações e 
Estúdios.

Produção: 
Som direto; Diálogo; Detalhes que fazem diferença no set; Convivência com profissionais de 
outras áreas no set; O que e como gravar; Cuidados com equipamentos; Start.

Pós-produção: 
Procedimentos e telecinagem; Edição de som; Edição de diálogo EDL/OMF; ADR; Gravação e Edição de FOLEY; Edição BG/SFX; Música; Pré-mixagem; Mixagem final;  Printmaster;  Cópias para exibição -STEMS, M&E, versão para DVD.

Salas de exibição:
Padrões Analógico e Digital – ONO, SR, SRD(Dolby Digital), DTS, SDDS.



Carga horária: 48hs; Freqüência: 1x por semana de 3hs; Duração: 4 meses; Certificado de conclusão para alunos que obterem média igual ou superior a 7,0


PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

O curso tem como objetivo mostrar conhecimentos de direção e iluminação com enfoque em conceitos teóricos e técnicos dos sistemas de captação e linguagem cinematográfica.

Ementa:
Compreendendo TV e Vídeo; Introdução à linguagem do cinema; Práticas de TV; Dinâmicas de set de filmagem e de Estúdio de TV 3 câmeras; Captação, edição e transmissão; Assistência de direção; Etapas de produção; Técnicas de animação, documentário, libras; Roteiro e Story board; Assistência de câmera, iluminação e edição.



EDIÇÃO DE VÍDEO - MÓDULO 1

Teoria e técnica da edição das imagens:
Teorias da persistência retiniana; Captação da luz e fisiologia do olho; Primeiros experimentos científicos; Brinquedos ópticos; História e fases da montagem, realizadores e seus desenvolvimentos mais importantes; Princípios de montagem; Elementos de montagem; Construção do espaço e do tempo narrativo;  Montagem Clássica; Continuidade; Desconstrução da cena em planos; Direção; Montagem métrica; Montagem Rítmica; Montagem Tonal; Montagem Atonal; Montagem Intelectual; Tempo dramático e tempo real; Diálogo entre ficção e não ficção; Como percebemos as imagens, a questão da luz no olho e no cérebro; Montagem clássica (Edwin S. Porter); Continuidade (David W. Griffith); Desconstrução da cena em planos (Vsevolod I. Pudovkin); Teoria da montagem (Sergei Eisenstein); Cine-olho (Dziga Vertov); Poesia Visual (Alexander Dovzhenko); Descontinuidade e desconstrução (Luis Buñuel); Superação das limitações técnicas parte I (Alfred Hitchcock); Superação das limitações técnicas parte II (Fritz Lang); O “som visual” (Rouben Mamoulian); Princípios de montagem; Elementos ordenadores da montagem.


EDIÇÃO DE VÍDEO - MÓDULO 2

Operação de softwares para edição de vídeo: 
Fluxo de trabalho para edição linear; Filosofia do vídeo digital e o fluxo de trabalho em editores não linear; Configurações comuns dos softwares; Área de trabalho (Workspace); Iniciando um projeto; Capturando filme (Inteiro ou Lotes); Importando mídia sem fita; Criando vídeos somente de cortes; Editando e movendo clipes na timeline; Sequências aninhadas; Trabalhando com Multicâmera; Efeitos e transições; Gerador de Caracteres; Edição de áudio; Exportando frames; clipes e sequências; Introdução à compressão e CODECS;
O objetivo é conhecer conceitos e filosofia do vídeo digital e seu fluxo de trabalho em editores não linear; Dominar lógica configurações, atalhos, recursos e ferramentas comuns a editores não linear profissionais; Softwares NLE; Filosofia do vídeo digital; Fluxo de trabalho nos softwares de edição não linear - NLE; Gerenciando configurações, preferências e conteúdo; Workspace, painéis mais comuns; Configurações em um novo projeto; Importação de arquivos e captura de filme; Operações na timeline (Mover, cortar, editar); Edição avançada (Sequencias aninhadas e multicâmera); Efeitos e transições; Gerador de caracteres; Edição de áudio; Tratamento e efeitos especiais; Exportação de arquivo; Introdução à compressão e CODECS; Introdução a Software de autoração de DVDs profissional.


EDIÇÃO DE VÍDEO - MÓDULO 3

Tratamento e efeitos especiais em vídeo digital:
O fluxo de trabalho em softwares de efeitos especiais; Importar e organizar mídias; Criar composições e organizar camadas (layers); Adicionar efeitos; Animar elementos; Pré-visualizar o trabalho; Renderizar; Exportar a saída final; O objetivo é conhecer o fluxo de trabalho geral em ferramentas de tratamento e efeitos especiais; Dominar lógica, configurações, atalhos, recursos e ferramentas comuns a softwares de tratamento e efeitos especiais para vídeo digital; Fluxo de trabalho em softwares de efeitos especiais; Configurações básicas de hardware recomendadas; Configurações gerais da ferramenta, e do projeto; Workspace, painéis mais comuns; Formas de importação, tipos de arquivos mais comuns e seus comportamentos; Blend mode e máscaras; Compreensão e adição de efeitos e presets; Animação de objetos e textos, keyframes; Color Keying e suas técnicas; Estabilização de imagem e câmera tracking; Manipulação do tempo, timewarp e time remap; Relação de parentesco entre camadas, parenting; 3D; Exportação de arquivos; Introdução à compressão e CODECS; Introdução a Software de autoração de DVDs profissional.

*ACEITAMOS CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO

Nenhum comentário: