Lauro Rímoli - Sócio e instrutor
Iniciou sua carreira profissional em 1977 no Teatro
Ruth Escobar em São Paulo capital, onde acompanhou na peça “Torre de Babel”, uma das pioneiras em som quadrifônico.
No teatro Célia
Helena, contratado diretamente pela atriz, atuou como sonoplasta de peças e
musicais e também como técnico de som, trabalhando com nomes como Cartola,
Maria Creuza, Miucha, Joelho de Porcos, entre outros da MPB.
A partir de 1979
passou a trabalhar em casas de espetáculos, tendo contato direto com artistas
internacionais como Bud Guy, Junior Wells, Lew Tabakin, Rady Bracker, Eliane
Elias, Marcio Montarroyos, Carmem McRae, Alberta Hunter, Fred Colle e
brasileiros como Tom Jobim, Airton Moreira Lima, Sivuca, Tamba Trio, Zimbo
Trio, Toquinho, Paulinho da Viola, Jonny Alf, Clara Nunes, o que oportunizou o
estudo e a prática do áudio em equipamentos pouco encontrados no mercado
nacional.
Em 1990, aceitou o convite para trabalhar com turismo
através da empresa JL Projetos e Assessoria Técnica, com a responsabilidade de
sonorizar todos os eventos e sistemas de P.A. dos navios Seawind Crow e
Funchal, pelos mares do Nordeste e Caribe. Em seguida, desembarcou em Portugal,
onde morou por quase um ano e trabalhou em rádios produzindo programas que
são transmitidos até hoje.
Mais tarde, mudou-se para a cidade de Durban, África
do Sul, onde trabalhou em estúdios e auxiliou no projeto de montagem do sistema de
sonorização do Kings Park, o maior estádio de rugby da África. Em Johannesburg
idealizou um curso de áudio específico para técnicos, dando início a sua
carreira como instrutor. Em 1995, voltou ao Brasil e iniciou o primeiro curso
de áudio na empresa Áudio Courses, na cidade de Curitiba PR. Por cinco anos
formou e instruiu técnicos de empresas de locações e músicos, prestou
consultoria em estúdios de gravação, produziu eventos e ministrou cursos
específicos para empresas como Associação Comercial do Paraná, CD Eventos, Play
Áudio, Rádio Transamérica PR, CNT TV, Escola de Música e Belas Artes do Paraná
e Universidade Federal do Paraná.
Em
2002, José Lauro Rímoli e José Loureiro de Siqueira Neto se associaram
para formar uma nova empresa, a Curitiba Audiowizards Ltda atual
CEAATEC - Centro de Estudos em Áudio, Acústica e Tecnologias.
Em 2005 ministrou o curso de extensão Técnicas de Gravação em Estúdio para alunos do curso de Produção Sonora, no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná.
De 2007 a 2010 participou do processo de gravação e mixagem dos 4 Álbuns do Bayaka, grupo de música étnica da Faculdade de Artes do Paraná, dirigido por Plínio Silva e Liane Guarniente. O primeiro álbum foi gravado ao vivo no teatro Paiol, em Curitiba, sendo Lauro Rímoli o responsável técnico por todas as etapas da gravação.
Hoje trabalha com projetos acústicos e eletro-acústicos e instrui alunos do Áudio Áudio Operacional .
Em 2005 ministrou o curso de extensão Técnicas de Gravação em Estúdio para alunos do curso de Produção Sonora, no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná.
De 2007 a 2010 participou do processo de gravação e mixagem dos 4 Álbuns do Bayaka, grupo de música étnica da Faculdade de Artes do Paraná, dirigido por Plínio Silva e Liane Guarniente. O primeiro álbum foi gravado ao vivo no teatro Paiol, em Curitiba, sendo Lauro Rímoli o responsável técnico por todas as etapas da gravação.
Hoje trabalha com projetos acústicos e eletro-acústicos e instrui alunos do Áudio Áudio Operacional .
Christian Saul Yunes - Instrutor
Possui
formação na área musical, com especialização em música de câmara, além
de diversos cursos técnicos na área do áudio e do vídeo.
Apresentou-se
com diversos grupos de música de câmara, música contemporânea e
orquestras, sob a regência de maestros como Berthold Tuercke, Antonio
Krüger, Ricardo Bernardes, Edvaldo Chiquini e Paulo Torres.
Dentre
seus trabalhos como instrumentista destaca-se sua participação na
Orquestra Sinfônica do Paraná, Com Tempo Sonoro e Orquestra de Câmara
Américantiga, participando da gravação do CD “Américantiga Coro e
Orquestra de Câmara – Música Brasileira e Portuguesa do século XVIII”,
com direção de Harry L. Crowl.
Sua
carreira na área da tecnologia da música iniciou em 1996 e desde então
tem atuado como produtor e técnico de áudio, realizando trabalhos com
captação, mixagem e masterização em diversos estúdios do Paraná, além de
técnico em PA de eventos de pequeno e médio porte.
Atuou
como professor da FAP (Faculdade de Artes do Paraná) por dois anos,
onde lecionou: Música e Tecnologia; Recursos Digitais Aplicados ao
Audiovisual; Professor de instrumento musical (flauta transversal) e foi
técnico responsável pelo estúdio da instituição. Trabalhou como técnico
de captação, mixagem e masterização nos maiores estúdios de Curitiba,
onde foi responsável pela produção de muitos trabalhos na área musical e
de propaganda.
Traz
como trabalhos de referência a atuação como produtor musical e técnico
responsável em bandas como Hevo84, 50mg, Terra Sonora (vencedor do
prêmio Sharp em 2000), Radiophonics, Clube do Choro de
Curitiba, Orquestrea Sinfônica do Paraná e o grupo étnico musical BAYAKA.
Atualmente,
atua como professor e técnico responsável pelo estúdio do CEAATEC além de produzir o programa de rádio Acústico Mundo
Livre, semanalmente exibido pela Rádio Mundo Livre FM.
Diego Gonçalves – Instrutor
Músico desde 1999, ex aluno do Conservatório de MPB de Curitiba, formado em áudio profissional e produção musical pelo CEAATEC.
Atualmente trabalha como técnico de gravação do estúdio Hand&Made em Curitiba.
Atualmente trabalha como técnico de gravação do estúdio Hand&Made em Curitiba.
É especializado em softwares e professor do CEAATEC dos Intensivos e treinamentos em Protools, Cubase, Nuendo, Sonar, Sound Forge, Ableton.
Emanuel Rodrigues - Instrutor
Emanuel Rodrigues é formando em Engenharia Elétrica pela UFPR além de instrutor é técnico de áudio formado pelo CEAATEC em 2006.
Iniciou na área como roadie das bandas Bwana, M-Live, Paranoika, Karyme Hass, Mixtape, Mundaréu e free-lancer de empresas de áudio da cidade (Detroit Audio, R&B Eventos, Audio Service Eventos).
Emanuel Rodrigues - Instrutor
Emanuel Rodrigues é formando em Engenharia Elétrica pela UFPR além de instrutor é técnico de áudio formado pelo CEAATEC em 2006.
Iniciou na área como roadie das bandas Bwana, M-Live, Paranoika, Karyme Hass, Mixtape, Mundaréu e free-lancer de empresas de áudio da cidade (Detroit Audio, R&B Eventos, Audio Service Eventos).
Como técnico residente no Music Hall (antigo John Bull Music Hall), trabalhou com bandas da cena independente internacional (SODOM, Cannibal Corpse, Eluevittie, Black Veil Bridges, Anti-Flag, Trivium, Exodus, A Rocket to the Moon, Asking Alexandria, The Ready Set, Parkway Drive, e muitas outras), Slash, Nazareth além de bandas e artistas de renome nacional como Maria Gadú, Matanza, Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra, Gravação do DVD do Velhas Virgens, Glória, Capital Inicial, Motorhead, Placebo, Angra, Sepultura.
Bruno Hack - Instrutor
Bruno Hack enquanto cursava Áudio Operacional na antiga Audiocourses (atual CEAATEC) em 1999 já atuava como técnico de PA em pequenos eventos e também
no próprio estúdio de ensaios e gravações. Foi também baterista das bandas Boobarellas e Extrômodos. Em 2001, como empreendedor e técnico iniciou as atividades no Estúdio Zero2 onde gravou a maior parte das bandas locais do cenário hardcore.Durante sua formação acadêmica em Comunicação Social – Rádio/TV/Multimídia na UTP, participou de vários cursos de extensão universitária dentre eles está o “ Produzindo um curta metragem com Tizuka Yamazaki”, onde atuou no departamento de som como microfonista / assistente de som direto e também na edição e mixagem do curta “Deu na cabeça” , resultado da produção dos alunos do mesmo curso. http://www.youtube.com/watch?v=dAFVpo-eQqA
Em 2005 suas atividades se focam em som direto para cinema e vídeo, tendo como principais trabalhos creditados a gravação adicional em externa para o filme “ 2 filhos de Francisco” http://www.imdb.com/title/tt0439547/fullcredits e os locais “Estômago” http://www.youtube.com/watch?v=zPmVXkWi9Yk “ o Coro” http://www.youtube.com/watch?v=qXNuePWISrc e “ Sol na neblina” http://www.youtube.com/watch?v=64jV2BgaFTE onde atuou como
microfonista e técnico de som direto.
Após esta etapa, inicia um novo trabalho junto a empresa canadense Sound Dogs (www.sounddogs.com) , especializada em download de trilhas e efeitos sonoros. Na empresa, gravou, editou e masterizou diversos efeitos sonoros para a venda online.
Em 2008 retorna para a música como técnico do estúdio Hi – Standard e como free lancer do antigo Estúdio Solo atual Rec'n Roll.
Complementou suas atividades e trabalhou em shows internacionais de pequeno / médio porte em como tradutor e técnico de backline. Principais trabalhos: Bad religion,
Pearl Jam, Épica, Twisted Sister, Nazareth, Blind Guardian, Petra, Millencollin, Creedence Clearwater Revisited, Yellowcard, Goldfinger, entre outros.
No ramo de mixagem em P.A, atuou como técnico das bandas locais Relespública,
Ayira e Sugar Kane, em shows esporádicos.
Atualmente é instrutor do Módulo 2 do curso Áudio Operacional no CEAATEC e comanda o comércio virtual Áudio Suporte (audiosuporte.com.br).
Siqueira - Sócio e instrutor - sócio e instrutor
José Loureiro de Siqueira Neto é sócio-fundador do CEAATEC.
Engenheiro civil desde 1984, pela UFPR.
Especialista em sistemas elétricos de grande porte na área de pesquisa operacional pela UNICAMP.
Especialista em administração pela PUC-PR e em gestão empresarial pela PUC-MG.
Pianista, tecladista, compositor, arranjador há 30 anos.
É
também especialista em tecnologia da informação na área musical desde
1990, tendo produzido arranjos, playbacks, seqüências midi e jingles
para trabalhos de gravações musicais em estúdios de Curitiba. É autor e
professor de cursos de tecnologia e produção musical ministrados na
Curitiba Audiowizards.
Nenhum comentário:
Postar um comentário