É incrível a quantidade de plugins que temos em nossos computadores, processadores de dinâmica e de resposta de freqüência que temos a mão nas mesas digitais, sem falar nos de tempo, emuladores, de fase e por aí vai!
O fato de termos uma generosa quantidade de FERRAMENTAS não que dizer que tenhamos de usá-las todas ao mesmo tempo e para uma mesma situação!
Imagine que você tem um carro, e nesse carro além dos recursos que acompanham você, existe uma bela mala de ferramentas com tudo que eventualmente precisaria em diversas situações! Pois bem, vc está dirigindo seu carro em um dia chuvoso e fura um pneu! Ora, isso não é problema certo? você tem tudo para trocar o pneu! Mas... imagine que você não sabe e nunca trocou um pneu! Ao abrir sua caixa de ferramentas, observa as mais diversas chaves de boca, de fenda, estrela, alicates de diversos tamanhos, capa de chuva... OPA! a capa vc já retira e veste pois esta chovendo! mas e que alicate ou chave de boca deve pegar? Bom, antes é preciso ver o tamanho da porca que deve soltar! Ops... onde estão as porcas??? Tem uma calota cobrindo a roda! Preciso de uma ferramenta para tirar a calota!
Bem, poderia ir bem mais adiante com essa história mas, ao transpormos para a realidade do áudio a situação é igual! ou no minimo parecida!! vamos ver como: Você está operando um sistema e está "pilotando" a mesa do PA, de repente nota uma freqüência sobrando quando vai procurar, em qual dos canais está vindo a sobra,ao mesmo tempo, ela vem forte e presente, você tem segundos para identificar o problema, a freqüência, ou seja, de onde ela surgiu, que ferramenta usar, como usar e de que modo!! Conseguiu fazer tudo isso em menos de 5 segundos!? Maravilha! agora descubra o que causou!
Ora, ora... veio lá do microfone do backing vocal! e que interessante! estava com o sinal comprimido ao extremo e o equalizador puxando bem a faixa que realimentou! Vc alivia o threshold, tira o excesso que havia imposto e "tenta" voltar a(s) freqüência(s) que havia eliminado no equalizador do PA. Opa! ela volta!!! parece que nem alterei o canal problemático! Mas tem mais coisas lá, tem mandada pra um reverber, tem o equalizador do sub-grupo dos backings e tem mais compressor no grupo. PARA TUDO! vamos voltar a fita.
Será mesmo que preciso de toda essa equalização? e os dinâmicos? preciso mesmo? É aí que entra o bom senso e o ouvido musical! Neste caso, podemos dizer que "mais é menos"!!!! mais processamento = a menos controle, menos qualidade e menor naturalidade! Vamos usar a ferramenta certa no local certo e quando precisar!!! É a mesma coisa que vc querer soltar a calota do carro com o alicate segurando a chave de fenda e mais um martelo para bater na chave de fenda!! para quê?? se só uma chave de fenda resolve o problema?
Então assim é que se tirava grandes sonoridades de instrumentos acústicos na decada de 70 e até mesmo 80!
Experimente ao menos uma vez dar uma olhada nos processadores que tem usado, veja se consegue resultados mais equilibrados, tirando o que está "sobrando" . Compare os sinais, e veja se realmente são necessários todos aqueles processamentos! Se não, provavelmente terá de reeducar seus ouvidos para que escutem o som de todos os dias! Com isso irá notar um timbre menos plástico, mais natural! Se ainda tiver dúvidas, chame um dos músicos para lhe ajudar a escutar e decidir, afinal o que fazemos é para eles terem a chance de mostrar o timbre e o trabalho para um público, certo?
É isso amigos, usar a nossa ferramenta mais útil de todas pode ajudar a encurtar o caminho do sinal até o alfo-falante! e essa ferramenta é a nossa audição!
J.Lauro Rimoli
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